6.1.17

piu piu

a máquina é nova. Pesa-me nas mãos com um peso que não me é natural. não me é familiar.
uma novidade com peso desconhecido.
ainda é um corpo estranho, e não um prolongamento. 
as minhas mãos quase que rejeitam. os dedos sentem desconforto. Procuram um obturador que já não existe e quando encontram o novo aplicam uma força familiar, mas desfasada nesse corpo estranho com peso desconhecido. 
o ano também é novo. ao contrário da máquina, estranho-o mas não o rejeito. Anseio-o.

Julgo que é assim com uma boa parte das pessoas. O emprego, a viagem, o projeto, as caminhadas vigorosas, o corte nas saturadas, a casa, o carro e por aí em diante. São novos ou novas resoluções porque o ano é novo. A novidade é boa. Estranha, mas confortável. A mente e o corpo gostam, anseiam-na. Há uma expectativa de purga, mas também de preenchimento com algo... novo.
O ano instala-se.
A rasura no último número do ano termina ao fim do primeiro mês. O Carnaval ainda é ano novo, mas a Páscoa é transição, o Verão é média idade e quando entra o Outono, o ano está esgotado.
À medida que o ano vai perdendo a sua juventude, já nada se deve ao seu início.
O último mês é um limbo. Tenta-se arrumar o que é mau no ano velho e transportar o bom para o ano novo. Revestem-se as resoluções que não se cumpriram e adicionam-se mais umas. Às vezes, principalmente quando a maioria das ambições ficaram por cumprir, as resoluções para esse novo ano novo são abolidas.

o ano já não será novo. ao contrário da máquina, o conforto começa a incomodar. começo a rejeitar.
a máquina também já não será um corpo estranho. Será um prolongamento. Um conforto feliz que permite criar. Um peso conhecido.

estes pequenos não sabem que enquanto os capturo, os dedos sentem desconforto.
ignoram-me. sou uma estranha que não querem conhecer.

1 2 3 4 5 6

piu 
piu.

5 comentários :

  1. Que fotos tão bonitas ... e os passarinhos são tão difíceis de fotografar!! Ultimamente tenho pensado muito em comprar um máquina fotogáfica que me permitam capturar tão bem os passarinhos por exemplo. Fotografar faz-me ver detalhes do dia a dia que de outra forma creio que me passariam ao lado; faz-me estar mais atenta às pequenas grandes coisas, como esses passarinhos :)
    Será que me podes dizer qual é a tua máquina?
    Um bom ano para ti :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Concordo totalmente, e encontramos sempre algo bonito.
      A máquina nova é uma Fujifilm x-t10, ainda me estou a habituar mas estou a gostar! :)
      Dulce, que 2017 seja um ano muito feliz!

      Eliminar
  2. Se a máquina ainda não é um prolongamento do corpo, essas fotografias são, com toda a certeza, um prolongamento da alma! Belíssimas.

    Desejo-lhe um 2017 maravilhoso!

    Beijos ♥
    O Único Jeito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh... :)
      Larissa, muito obrigada!
      um 2017 ainda mais maravilhoso para si!
      beijinho, beijinho.

      Eliminar
    2. As fotos estão lindas, e com uma xt-10...andei a "namorar" esse modelo durante semanas :)

      Eliminar